Descrição

--- ATIVIDADE GRATUITA: INSCREVA E RETIRE SEU VOUCHER AQUI ---
TRECHO 05: RODEADOR a MONJOLOS
A estação ferroviária de Rodeador está em boas condições e a Prefeitura de Monjolos faz uso da mesma, funcionando nela uma serralheria. Ao lado da estação existe, e boas condições, uma caixa d`água que abastecia o tender da Maria Fumaça. O trecho entre os centros urbanos, da atual estrada de rodagem sobrepõe à antiga estrada de ferro, agora dá passagem ao pequeno trânsito de veículos locais.
Aspectos Urbanos: o distrito tem características e cultura rural, oferecendo rara infraestrutura turística.
Características do Caminho: o trecho de terra é o mais plano de todo o trajeto, sendo percorrido em estrada de rodagem em meio aos veículos automotores.
Meio Ambiente: a paisagem marcante é o cerradão, presente em planícies estendidas por todo o entorno. A região possui atividade tipicamente rural.
Segurança: O trecho oferece pista larga, plana e com boa visibilidade. O cuidado que se deve ter é por conta dos veículos automotores.

Local e Horário de embarque e chegada

Saída: Manhã ou tarde, do distrito de Rodeador. Chegada: Manhã ou tarde, em Monjolos.

Duração

15km. Variando o tempo para praticantes da caminhada, cicloturismo e cavalgadas.

O que faremos

Percorrer o trecho circundado pela vegetação arbórea, que sobrea boa parte do caminho, e o rio, presente também em boa parte do caminho, compõem um cenário caracterizado como "estrada-parque". A estrada de ferro definitivamente se transformou em via pública para automotor. Neste trecho o relevo começa a dar lugar à planície, muda também a flora que passa a ter árvores de maior porte. Cruzasse o Rio Pardo, onde existe uma grande ponte, assoalhada e que é utilizada por veículos. Em alguns pontos perto da saída de Rodeador tem-se uma bela paisagem dos vales com montanhas ao fundo. Passar por um córrego que não é perene e pelo Rio Pardo que permite o banho torna a caminhada agradável, pois as árvores do entorno da estrada fazem com que tenhamos a sensação de caminhar por uma alameda.

O que incluí

Infraestrutura turística básica em Monjolos, com limitada opção para alimentação e hospedagem. O trecho não possui base de apoio aos viajantes. Então, programe-se.

O que não incluí

RESGATE. Atenção praticante da caminhada, cavalgada e cicloturismo, atente-se para os aspectos relacionados à segurança. Nestes trechos em meio a natureza, as atividades físicas e desportivas oferecem níveis de risco e incidência de diversos perigos. Logo, ao percorrer a trilha você assume os riscos inerentes à atividade.

Transporte

Indicado para cavalo, bicicleta ou a pé. Veículo de apoio indicado em todo do trecho.

O que levar

A trilha pode ser percorrida de forma autônoma ou com carro de apoio. Logo, a depender da forma, a bagagem fica mais leve ou mais completa, pesada. De modo genérico, leve: mapa da região; documentos e dinheiro; protetor solar; óculos escuros e boné; medicamento de uso pessoal; celular e carregador portátil; kits de primeiros socorro e higiene pessoal; roupas para aventura, descanso, frio e chuva; lanche e água de trilha; lanterna; canivete (barraca, saco de dormir, fogareiro, rastreador via satélite) etc. Ciclistas levam: bike revisada; alforjes com distribuição do peso; kit ferramentas; câmara de ar e bomba; equipamentos de segurança pessoal etc. Cavaleiros levam: luvas; loro; barrigueira; calça e calçado para montadores; embocadura; cabeçadas; rédea; cabresto; manta; estribos.

Observações

- OBS. 01: Trecho 01: Diamantina a Barão De Guaicuí (Gouveia) / Trecho 02: Barão de Guaicuí / Gouveia a Mendes / Diamantina / Trecho 03: Mendes / Diamantina a Conselheiro Mata / Diamantina / Trecho 04: Conselheiro Mata / Diamantina a Rodeador / Monjolos / Trecho 05: Rodeador a Monjolos - OBS. 02: Período indicado para visitação: Início de abril a final de novembro, estação da seca. Mais confortável e seguro para transitar em meio as trilhas e banhar nas águas da serra.