Descrição

Ouro Preto – Muito ouro descoberto por mero acaso, por uma expedição de paulistas chefiada pelo bandeirante Antônio Dias. Assim nasce Ouro Preto, berço do Barroco Mineiro, localizada a 99 km de BH. Andar por suas ruas é contemplar o mais importante conjunto arquitetônico do país, suas igrejas, museus, pontes, chafarizes, casario e ruínas da mineração. Circundada pelo Parque Estadual do Itacolomi, Tripuí e por várias cachoeiras,
Ouro Preto mescla história, cultura e natureza privilegiada, fazendo-a Patrimônio Cultural da Humanidade.

Mariana
– Berço da religiosidade mineira, Mariana nasceu do arraial do Ribeirão do Carmo, fundado em 1703, próximo ao curso de água onde o bandeirante João Lopes de Lima descobriu o ouro na região. Após a Guerra dos Emboabas, a Coroa criou a capitania das Minas e passou a controlar a exploração do ouro. Em 1711, o arraial foi elevado a vila e passou a ser residência do governador Antônio de Albuquerque. Em 1745, a vila foi elevada
a cidade e seu nome homenageou a Rainha Maria Ana da Áustria, mulher de D. João V , Rei de Portugal. Mariana tornou-se sede do primeiro bispado da região e uma primeiras cidades planejadas do País, com suas linhas retas e praças retangulares. Localizada a 107 Km de BH, possui algumas atrações em seu entorno, como a Mina da Passagem.

Local e Horário de embarque e chegada

Dia 1 - 08:00 - Encontro dos participantes em frente ao hotel, pousada, albergue, prédio público ou residência (Região Central de Belo Horizonte ou Aeroporto).
Dia 2 - 18:00 - Chegada à BH (ou aeroporto)

Duração

2 dias e 1 noite

O que faremos

1º dia: 08:00 - Encontro dos participantes em frente ao hotel, pousada, albergue, prédio público ou residência (Região Central de Belo Horizonte ou Aeroporto). 08:15 - Embarque no transporte com destino Mariana. 10:30 - Chegada a Mariana. Passeio a pé pelas Ruas e Ladeiras da cidade (Praça Minas Gerais, Casa de Câmara de Cadeia, Igrejas de São Francisco de Assis, do Carmo e Sé). 12:00 - Traslado (8 km) até Ouro Preto. 12:30 - Almoço. 13:30 - Passeio a pé pelas Ruas e Ladeiras da cidade (Praça Tiradentes, Igreja São Francisco de Assis, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Pilar , Museu do Aleijadinho e Rua Direita). 16:00 - Traslado até a pousada (simples com banheiro no quarto, decoração rústica e ambiente agradável). 18:00 - Noite livre.
2º dia: 08:00 - Café da manhã. 09:00 - Manhã livre... - Sugestões: Passeio de Trem, Mina da Passagem, Museu da Inconzdência, do Oratório e Casa dos Contos. 16:00 - Embarque no transporte para retorno a BH. 18:00 - Chegada à BH (ou aeroporto)

O que incluí

Transporte rodoviário (ida e volta), traslados, noite em pousada, café da manhã, city tour em Ouro Preto, city tour em Mariana, seguro, Guia de Turismo e almoço.

O que não incluí

Taxas de visitação e entradas NÃO estão inclusas no valor do passeio;

O que levar

Durante os passeios é aconselhável usar: roupas leves e claras, calçados e meias confortáveis, boné ou chapéu;
Os participantes devem levar uma mochila com objetos pessoais, documentos, uma garrafa de água e medicamentos de uso pessoal;
Aconselhamos levar ainda máquina fotográfica, protetor solar , óculos escuros e um agasalho para se proteger do frio.

Observações

Este roteiro acontece com no mínimo 2 pessoas (Atenção: roteiro não operado nos feriados);
Passeio de Trem - opcional (sextas, sábados, domingos e feriados);
Passeio na Mina - opcional;