Descrição

Um lugar encravado no meio da selva amazônica. É o segundo maior parque brasileiro e o terceiro de toda a América Latina, o Parque Nacional do Pico da Neblina apresenta extraordinária e diversificada beleza paisagística. Em seu conjunto de montanhas situa-se o ponto culminante do Brasil, o Pico da Neblina, com 2993,78 metros de altitude (IBGE), alvo permanente da atenção de cientistas e pesquisadores. Também se encontra em seus limites a segunda maior elevação do país, o Pico 31 de Março, com 2.972,66 metros.
A imensidão verde da floresta impressiona quem está ali pela primeira vez. A subida dos rios Cauaburis e Tucano é maravilhoso, no seio da maior floresta do mundo. Até o desconforto das várias horas de “voadeira” é compensado com os vôos das diversas aves (garças brancas, mutuns, maçaricos, maguaris, jacutingas e tucanos), e também com as belíssimas imagens das “Serra do “Padre” e do Maiá. Nas margens dos rios encontram-se algumas aldeias Tucano. Os índios Maku também vivem nessa região, embora estejam mais para o interior da mata fechada. Sem falar também dos Yanomami, que são um dos povos mais antigos do planeta.
As expedições acontecerão dentro de um planejamento estabelecido e operados em conjunto com as comunidades indígenas da região, e com o monitoramento dos Órgãos competentes, tudo isso fará com que as operações transcorram com segurança, qualidade, obedecendo a Legislação, e com empresas comprometidas com o profissionalismo e legalidade, e assim possam colaborar na sustentabilidade das atividades na região.
NÍVEL DE DIFICULDADE – altíssimo
O trajeto pela estrada até o local chamado Frente Sul é de 85km em estado péssimo de acesso, depois mais 07 horas de voadeira, e então começa a caminhada na mata, que é bastante cansativa: em terrenos acidentados de grandes desníveis. Durante o dia, devido ao forte calor, existe a possibilidade de leves desidratações, sendo importante a boa administração da água potável, pois em alguns momentos pode haver escassez. Os longos percursos pela vegetação nativa, ainda poderão conduzir ao esgotamento psicológico e físico. À noite a temperatura cai razoavelmente, proporcionando uma agradável friagem na madrugada. As possibilidades de chuvas são constantes, independente do período do ano.
A expedição é, literalmente, uma grande aventura, reservada somente para aqueles que estejam abertos aos improvisos, ao inusitado, e às grandes dificuldades de acesso, embora todo o percurso já esteja devidamente marcado. Os yanomami serão os nossos guias, juntamente com os representantes experts da Roraima Adventures e ainda a equipe de apoio para o deslocamento da logística.

Duração

17 dias

O que faremos

Dia 1 - São Gabriel da Cachoeira - Serão recepcionados no porto e conduzidos para check-in no Hotel. Refeições e transportes para deslocamentos extras na cidade não inclusos. Nesta tarde, em horário a ser informado, faremos um briefing para conhecer melhor os detalhes operacionais da viagem.
Dia 2 - S. Gabriel da Cachoeira – Frente-Sul – Comunidade Ya-Mirim - Após o café-da-manhã, início da viagem em veículos Toyota, modelo Bandeirante, por estrada sem pavimentação, em direção ao km 85. Passaremos pela Linha Imaginária do Equador no KM 28. E depois seguiremos até o igarapé Ya-mirim, num percurso total de até 04 horas aproximadamente. Neste local, embarcaremos nas canoas “voadeiras” em direção a Maturacá, onde serão recepcionados pelos pajés Yanomami com um ritual de boas vindas. Também serão oferecidas as refeições especiais preparadas pelas cozinheiras yanomami. Temperatura: 25ºC, aproximadamente. Pernoite na sede da AYRCA, em redes.
Dia 3 - Comunidade Yanomami de Maturacá – Sede da AYRCA - Neste dia, os participantes serão convidados a um ritual oferecido pelos anciãos, no sentido de preparar os viajantes para iniciar a viagem à Montanha Sagrada dos Yanomami, purificação do espírito, limpeza da alma e abrir todos os caminhos para que Yaripo os receba em sua casa. Será o dia em que eles poderão contar as histórias do Yaripo para os visitantes. Pernoite na sede da AYRCA, em redes.
Dia 4 ao 12 - Expedição desde Maturacá até o topo do Pico da Neblina - ida e volta até Maturacá - Serão 09 dias de expedição de selva, caminhadas com variação média de 06 horas diárias, com acampamentos e pernoites em redes, muitos improvisos naturais, até chegar no topo com 2.994mt de altitude e temperatura aproximada de 10ºC, e retorno até a Comunidade Maturacá.
Dia 13 - Acampamento Maturacá até S. Gabriel da Cachoeira - Viagem de barco até o porto Frente-Sul, e de lá viagem de carro até S. Gabriel da Cachoeira, onde serão acomodados em hotel ou pousada. Fim dos nossos serviços.
Dia 14 - São Gabriel da Cachoeira - dia de Back-up - Este é um dia de back-up para eventuais alterações de roteiro ou imprevistos durante a expedição.
Dia 15 e 16 - São Gabriel da Cachoeira - Manaus - Lancha Expresso - Dia do embarque de S. Gabriel da Cachoeira para Manaus.
Dia 17 - S. Gabriel da Cachoeira / Manaus - Embarque aéreo - Dia do embarque

O que incluí

Reserva do período da viagem; Trasfer in / out São Gabriel da Cachoeira ; Guia; Hospedagem em São Gabriel da Cachoeira; Transfers desde São Gabriel da Cachoeira para Maturacá; Alimentação a partir de São Gabriel da Cachoeira; Kit primeiros socorros; Estrutura básica de camping; Carregadores para equipamentos de logística.

O que não incluí

Bilhetes aéreos, equipamentos pessoais (peça nosso check-list), refeições fora do trekking; outros transfers e passeios não descritos.

Transporte

Ônibus e Jeep

O que levar

Solicite nosso check list! Ajudamos para que não esqueça nada importante e se prepare corretamente para essa aventura.

Condições de Cancelamento

Se houver cancelamento antecipado ao dia da saída originado pela Roraima Adventures, todo o valor pago será ressarcido integralmente, sem multa e sem descontos, no prazo de 30/60 dias, a partir do aviso do cancelamento. Em caso de desistência da viagem solicitado pelo PARTICIPANTE, serão aplicados os seguintes percentuais a título de multa, incidindo sobre o preço final do pacote contratado: - 20% - cancelamento a mais de 30 dias antes do início da expedição; - 30% - cancelamento entre 29 a 08 dias antes do início da expedição; - 80% - cancelamento entre 07 a 03 dias antes do início da expedição; - A partir de 02 dias antes da viagem ou o não comparecimento para o embarque, caracteriza-se no-show e não haverá reembolso.

Observações

Cédula de Identidade (RG) ou passaporte, Cartão Internacional de Vacina contra Febre Amarela em dia são necessários;
Desde 1999 é OBRIGATÓRIA a reserva antecipada do grupo (com data de ida e volta) para iniciar a expedição. Dessa forma, garanta já a sua vaga nessa aventura.