Dicas para Otimizar Imagens nos Buscadores

Dicas para Otimizar Imagens nos Buscadores

"Uma imagem vale mais que mil palavras". Confúcio. 

Uma ótima estratégia para aumentar o tráfego de sua página é via fotos. A busca na Internet por imagens é gigantesca, da ordem de 1 a cada 3 pesquisadas. Assim, anúncios com fotos de qualidade proporciona maior engajamento dos clientes, em relação aos anúncios sem imagens.
Siga o passo a passo, e obtenha melhor apresentação do produto turístico, maior engajamento dos clientes e, aumento do tráfego na sua página, seja para pacotes de viagens, experiência de 1 dia ou atividades gratis.

Tutorial de dicas simples, mas de grande valia.

1º passo - Baixar as fotos para o computador
Organize as imagens em pasta para cada roteiro turístico. Assim, facilita salvar as melhores imagens, encontrar e seleciona-las.

2º passo - Limpar os Metadados da imagem.
Essas informações possuem aspectos técnicos da fotografia, o que não interessa. Então iremos limpar os metadados para diminuir o tamanho da imagem e agilizar seu carregamento.
O passo a passo é:
· Abrir a pasta e, sobre a imagem, clicar com o botão direito do mouse. Mais abaixo, na guia, clicar em Propriedades;
· Na nova guia, clicar na aba Detalhes. Mais abaixo, clicar na opção Remover Propriedades e Informações Pessoais;
· Por fim, na nova guia que abrir, clicar em Remover as Seguintes Propriedades. Mais abaixo selecionar tudo e depois em ok.
· Pronto, os metadados da imagem estão limpo.

3º passo - Renomear as fotos
Nunca deixe as imagens com essa série numérica organizadas no celular ou máquina fotográfica. Também nunca renomeie imagens como exemplo: imagem 001, ou foto 1a, entre outros códigos. Pois os buscadores como do Google, Yahoo entre outros, nunca identificarão a imagem como sendo de seu produto, ou de seu destino turístico ou de sua empresa.
Então renomear corretamente é preciso.
Legendas abaixo das fotos oferecem 300% mais engajamento do que só anúncios textuais. Pois os clientes ao pesquisarem por destinos, roteiros ou nome da empresa encontrarão seu produto ou Marca. Portanto, salve a imagem em seu computador com legenda correlacionada ao conteúdo do roteiro a ser divulgado.
Exemplo de Legenda: Igreja Nossa Senhora da Conceição (referente ao nome do atrativo) - Receptivo Turístico (referente a empresa que opera) - Caravelas BA (referente a cidade e estado). E sem exagerar no texto. Assim suas imagens abrirão em destaque para usuários da internet que buscarem por nome do seu atrativo / roteiro, ou da sua empresa que opera, ou cidade / estado / região pesquisada.

4º passo - Proporções e Tamanho do Arquivo
- Como padrão, imagens na horizontal são melhor ranqueadas nos buscadores. As proporções das fotos mais usuais são 16:9 (1366 x 768 a que empregaremos) ou 4:3. Veremos mais à frente.
- Fotos mais leves carregam mais rápido, melhorando o ranqueamento, enquanto fotos mais pesadas comprometem o tempo de carregamento. Veremos em seguida. - Editar as imagens. Empregarei o editor de foto online FOTOR, simples e fácil, para quem não possui um instalado em seu computador www.fotor.com/pt/  . Fica a dica.
· Após abrir a home do Fotor, clicar em Editar Uma Foto;
· Clicar em Clique No Ícone "+" para carregar a imagem;
· Selecionar as imagens a serem editadas e clicar em ABRIR;
· Clicar no menu Redimensionar e no campo a direita marcar a dimensão de 600 pixels. Enquanto o cadeado estiver fechado a imagem é dimensionada automaticamente. Clicar em Aplicar.
· Logo após clicar em salvar, desenho de disk mais ao centro e acima.
· Em Nome do Ficheiro nomear ou renomear como apresentado anteriormente no 3º Passo. Marcar JPG. Qualidade Normal. E clicar em Download.

Por fim, encerramos o tutorial de como baixar imagens no Google com direito autoral liberado. Passo muito importante para obter imagens de qualidade e livres para publicação.
Caso ainda não possua imagens de boa qualidade sobre o seu destino turístico segue essa outra dica.
1º abrir o navegador do Google e pesquisar por exemplo Jericoacoara CE
2º clicar em Imagens. Observe que existe um padrão de exibição das imagens, sendo em sua grande maioria na horizontal. Outra coisa, não é recomendado escrever sobre a imagem.
3º clicar em ferramentas
4º clicar em direitos de uso
5º clicar em marcadas para reutilização com modificação. Geralmente essas imagens estão liberadas para uso, mas devemos sempre registrar os créditos para o fotógrafo.
6º clique na imagem que melhor contextualiza o seu roteiro turístico.
7º clique novamente na imagem para abrir na melhor resolução.
8º salve a imagem na pasta desejada com legenda e crédito do fotografo.
Sucesso sempre!

por Ted Machado 



Crie Sua Agência Onloine Grátis
Publique roteiros, acompanhe as vendas, receba os 
vouchers e controle os acessos com QR Code via celular.

Ronildo Araújo Ted Machado

Olá! Meu nome é Ronildo Araújo Ted Machado.
Sou Turismólogo, entusiasmado com tecnologia digital, deslumbrado com o potencial do turismo e da arte e cultura da brava gente brasileira.
Viajemos!


Compartilhe este post:

Postagens Mais Populares:

Postagens Recentes: