Rota das 10 Cachoeiras: Conceição do Mato Dentro / MG

Rota das 10 Cachoeiras: Conceição do Mato Dentro / MG

Rota das 10 Cachoeiras: Apresentação.
Estimado excursionista, a presente apresentação tem como objetivo orientar o visitante sobre como navegar pela Rota das 10 Cachoeiras e indicar os serviços prestados, tais como: meios de hospedagem, alimentação, condutores locais e transporte, afim de melhorar a experiência do visitante ao longo de sua estadia. No final do guia você encontrará uma sugestão de roteiro para deslocamento a pé ou de bike, idealizado para quem quiser fazer o roteiro completo, mas também será divido para que possam fazer parcialmente o trajeto em finais de semana e feriado.

A Rota das 10 Cachoeiras
A Rota das 10 Cachoeiras foi concebida pelo Instituto Estadual de Florestas, através do Parque Estadual Serra do Intendente, e pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro que por sua vez, atraiu novas parcerias para o projeto e apoiou as comunidades inseridas ao longo do caminho. Entre as premissas do projeto citamos:
- Incentivar o desenvolvimento do turismo de base comunitária nas comunidades do entorno para que ele seja uma das principais fontes de renda da população e se configure como uma alternativa de diversificação econômica para o município;
- Melhorar a gestão da visitação das cachoeiras da Rota, principalmente as inseridas no interior das Unidades de Conservação.
- Fortalecer a integração social entre as Unidades de Conservação existentes ao longo do percurso (Parque Estadual Serra do Intendente e Parque Natural Municipal do Tabuleiro) e as comunidades do entorno.
- Consolidar a rota na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, se tornando opção para os praticantes deste tipo de modalidade de lazer.
O percurso é constituído por trechos de estradas e trilhas que atravessam a comunidade quilombola Três Barras e Cubas, passam nas comunidades do Tabuleiro, Parauninha, Candeias, que também é uma comunidade quilombola e Baú. Estes trechos margeiam o Parque Estadual Serra do Intendente e o Parque Natural Municipal do Tabuleiro, totalizando 43,5 km na trilha principal. Porém se o caminhante visitar todos as cachoeiras do trajeto que possuem trilhas exclusivas de percurso ida e volta, no final do trajeto ele irá percorrer a distância total de 91 km. Pretende-se que a rota incentive positivamente a prática do ecoturismo nas localidades, gerando renda e desenvolvimento para as comunidades além de atrair turistas que permaneçam na região por mais tempo. O caminho pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou a cavalo. Ao longo do caminho o visitante poderá conhecer até 10 cachoeiras. No sentido sul norte as cachoeiras são: Três Barras, Peixe Cru, Quedas do Ribeirão do Campo, Tabuleiro, Congonhas, Altar, Rabo de Cavalo, Bocaina, Gurita e Prainha. O trajeto evidencia o grande potencial turístico da região, com unidades de conservação, presença de comunidades tradicionais (gastronomia e artesanato), além das paisagens cênicas constituídas de uma rica biodiversidade.
Rota das 10 Cachoeiras. Conceição do Mato Dentro MG
Imagem geral da Rota das 10 Cachoeiras. A linha amarela demonstra o eixo principal de rota de 43,5 km. As linhas laranjas as trilhas que levam as cachoeiras. Caso o viajante pretenda conhecer todas as cachoeiras no final do percurso (incluindo eixo principal e trilhas para os atrativos) terá percorrido um trajeto de aproximadamente 91 km.

Turismo de Base Comunitária (TBC)
Na Rota das 10 Cachoeiras o turismo de base comunitária é visto como um modelo mais justo e equitativo, que leva em consideração a sustentabilidade ambiental e que coloca a população local no planejamento, na implementação e no monitoramento das atividades turísticas.

"O turismo de base comunitária é uma atividade que tem como componentes principais a promoção da conservação ambiental, a valorização da identidade cultural e a geração de benefícios diretos para as comunidades receptoras (Sansolo e Burstzyn - 2009)".

Como se orientar na Rota através da sinalização
A sinalização do trajeto se referência no manual do Sistema Brasileiro de Sinalização de Trilhas (Pedro Menezes), fundamentado na sinalização de trilhas internacionais. Seu principal objetivo é ser uma ferramenta de manejo para unidades de conservação e implantação de rotas de travessias, minimizando os impactos causados por trilhas mal ou nada sinalizadas, padronizar a implantação de uma sinalização e fazer com que o visitante não se sinta inseguro ou se perca.

Como usar a sinalização
Na Rota das 10 Cachoeiras a sinalização adotada são as botas amarelas com fundo preto (Sentido Três Barras / Prainha) e botas pretas com fundo amarelo (Sentido Prainha / Três Barras). Esta sinalização será aplicada no que chamamos de eixo principal da rota com 43,5 Km. O eixo principal consiste em uma via que permite a conexão de todas as cachoeiras e através dele o usuário vai poder selecionar quais cachoeiras pretende visitar, planejando melhor sua viagem. É importante lembrar que o caminho foi trabalhado para ser percorrido a pé, cavalo ou bike, porém, para aqueles que não pretendem fazer todo o percurso da rota ou que preferirem percorrer apenas a trilha de acesso as cachoeiras, é importante lembrar que é possível chegar de veículos motorizados, muito próximo ou no início de todas as trilhas de acesso a atrativos. As trilhas de acesso as cachoeiras são sinalizadas com botas, mas, porém, com as combinações de botas laranjas com fundo preto no sentido em direção a cachoeira, e botas pretas com fundo laranja, no sentido de retorno do atrativo. No início da trilha de acesso das cachoeiras, as tabuletas indicam a cachoeira a ser visitada e a distância de chegada até o atrativo.
Para facilitar a navegação e a compreensão do sistema de sinalização, painéis informativos estão instalados em pontos estratégicos do caminho, de modo ao visitante saber em qual parte do trajeto ele se encontra e planejar o roteiro que se pretende seguir.
Rota das 10 Cachoeiras. Conceição do Mato Dentro MG
Quadro de Sinalização da trilha

Sinalização Direcional
Colocada SEMPRE que houver possibilidade de dúvida na trilha. Ou seja, em todas as bifurcações ou em trechos em que a trilha esteja mal definida, ou ainda onde haja ocorrência comum de neblina.
Convencionou-se que a sinalização de percurso seja realizada preferencialmente à direita da trilha, a não ser em alguns casos especiais (por exemplo em encruzilhadas e bifurcações), ou onde não houver superfícies sinalizáveis neste lado da trilha. Em encruzilhadas e bifurcações, a sinalização deve ser aplicada sempre do lado para o qual o usuário deve seguir. Ou seja, se a indicação é para que o usuário tome a opção da direita, a sinalização deverá ser pintada à direita da trilha, e vice e versa.

Sinalização Calmante
A princípio poderia se pensar que a sinalização só deve ser pintada em encruzilhadas. A prática, entretanto, já mostrou que esse procedimento não é suficiente. É comum muitos caminhantes não verem a marcação em bifurcações, o que os leva a se perderem. A sinalização calmante serve para assegurar ao excursionista que ele está no caminho certo.
Rota das 10 Cachoeiras. Conceição do Mato Dentro MG
Sinalização Calmante é sempre instalada a direita da trilha em trechos sem bifurcação, e tem como função informar o caminhante após um tempo de caminhada que ele está no caminho certo.

Placas de indicação de atrativos
São instaladas na bifurcação do eixo principal da trilha com as trilhas que levam as cachoeiras. Nelas o visitante encontrara o nome da cachoeira a ser visitada e a distância do percurso até o atrativo.
Rota das 10 Cachoeiras. Conceição do Mato Dentro MG
Placa de indicação de atrativos utilizada na Rota das 10 Cachoeiras

Dica de roteiro para percorrer a pé toda a Rota das 10 cachoeiras em 08 dias
Atenção: antes de iniciar o percurso, agende com os prestadores de serviço locais as datas de pernoite, reserve o almoço antecipadamente e contrate o serviço de transporte para efetuar o retorno no final do percurso.
Rota das 10 Cachoeiras. Conceição do Mato Dentro MG
Painéis informativos de entrada de trilha da Rota das 10 Cachoeiras. A distância de 43,5 Km se refere ao percurso do eixo principal da rota. Se o caminhante optar por visitar todas as cachoeiras ele irá percorrer aproximadamente 91 KM

Para facilitar a compreensão dos roteiros, sempre é importante levar em consideração os trechos de acordo com o mapa apresentado na figura acima (trecho A, B, C, D) e os pontos de referência descritos nos pontos de interseção dos trechos (pontos vermelhos no mapa). Os pontos vermelhos nos mapas possuem os nomes das comunidades inseridas nos extremos dos trechos. Esta informação é importante para facilitar o planejamento da caminhada, pois os serviços prestados ao longo da Rota das 10 Cachoeiras tais como hospedagens, alimentação e condutores estão divididos neste guia por comunidades e regiões.
Roteiro: caminhada completa (sentido sul para o norte) trechos A, B, C e D. Tempo estimado: 08 dias.
Cachoeiras a serem visitadas: Todas - Distância total a percorrer: 91 km (43,5 km do eixo principal da Rota, mais o acesso independente para todas as cachoeiras).

Serviços de apoio ao visitante
Para facilitar o planejamento do roteiro, principalmente para o usuário que for fazer o percurso a pé, de bike ou cavalo, iremos dividir a indicação de prestadores de serviços por regiões, seguindo o sentido preferencial do percurso no sentido sul para o norte. As regiões ficaram divididas em Três Barras, Cubas, Tabuleiro, Parauninha e Candeias/Baú. Os serviços de apoio serão classificados em Hospedagens, Alimentação, Estacionamento, Condutores e Transporte. No que se refere a transporte, teremos apenas uma lista geral dos serviços de táxi, resgate e Vans.

Boa viagem!
Realização: Instituto Estadual de Floresta MG / Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro

Compartilhe este post:

Postagens Mais Populares:

Postagens Recentes: