Roteiro Turístico: Escrevendo para clientes e para buscadores (Google, Yahoo etc.).

Roteiro Turístico: Escrevendo para clientes e para buscadores (Google, Yahoo etc.).

"Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios." Bill Gates

Ao divulgar seu roteiro turístico tente integrar conteúdo relevante que encante o viajante e que contenha palavras-chaves, permitindo que o produto seja encontrado pelos buscadores do Google, Yahoo, entre outros, alcançando assim todo o território brasileiro.

Empregarei o modelo de formulário do Portal Viagem 2.0 pois o texto será dividido em títulos e subtítulos, indicado para pacotes de viagensexperiência de 1 dia e atividades gratuítas. Ilustrarei a redação com um simples roteiro junto a uma cachoeira. Acompanhe as dicas que passarei apresentar.

Título - Nome do Passeio:
O título é o item mais importante, pois sinaliza para os visitantes as características do roteiro e permite também que seja indexado pelos buscadores, facilitando seu encontro durante a pesquisa no Google, Yahoo, entre outros. Em última análise, se quiser que seu texto seja lido, deverá empenhar na criação de um ótimo título. Vamos ao exemplo:
Cachoeira da Fumaça: Linda caminhada pelo Parque Nacional da Serra do Cipó / MG.
Neste exemplo indicamos o que será feito: Visita, onde será feito: - PNSC/MG, e como será feito - caminhando. Ainda o título é chamativo, sugestivo e emprega palavras que são de fácil entendimento e autopromoção.

Descrição:
A descrição deve apresentar o roteiro de forma objetiva, narrar sobre os encantos da região, as melhores atrações turísticas, enumerar os pontos turísticos a ser visitado, caminhos a percorrer, reservas para alimentação e hospedagem, particularidades que diferenciam o roteiro. É sempre bom repetir as palavras-chaves, mas sem cometer exageros.
Ex.: Neste passeio turístico faremos uma caminhada e visita a Cachoeira da Fumaça, localizada dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó. Suas águas são puras, a paisagem é exuberante revelando toda a beleza da fauna e flora formada pelo cerrado. Durante a caminhada atravessaremos riachos e ao final acessaremos a Cachoeira da Fumaça e sua piscina natural para um banho refrescante. Desfrutaremos de uma massagem natural formada por sua queda de água de 70m de altura.
OBS.: Evitaremos empregar caracteres especiais como ' ' @ / entre outros pois são empregados na programação e neste formulário podem desconfigurar seu conteúdo ou mesmo não ser salvo ao final.

Local e Horário de Embarque e Chegada:
O ponto de encontro bem definido evita atrasos na saída e no retorno. Logo, definir bem o endereço, com ponto de referência, bem como horário de apresentação e horário de saída evita contratempos e desentendimentos durante embarques.

Ex.: Centro de Atendimento ao Turista - Serra do Cipó. Rodovia MG 010 Km 97 n° 3850, Santana do Riacho - MG.

Duração - Também cabe ao tema "O que faremos":
Tempo para percorrer o roteiro. Pode ser expressando em horas, por período da manhã ou tarde, o dia inteiro ou mais de 1 dia. Tal informação contribuirá para o planejamento do viajante. Neste exemplo sinalizaremos o seguinte: 
Tempo de caminhada até a Cachoeira da Fumaça: 2h para ida. Tempo de caminhada até a portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó: 2h para volta. Tempo de permanência na cachoeira: 2h.

O que faremos:
Isso já foi pesquisado e inserido no roteiro durante o planejamento. Assim, o roteiro turístico é caracterizado por um conjunto de elementos que lhe conferem valor agregado e identidade. Deve conter informação que interessa ao visitante, para que desfrute de uma experiência genuína. É interessante resumir as atividades oferecidas, como, por exemplo, caminhada, degustações, contemplação... É nesta descrição que se tem a oportunidade de divulgar valores como de uma experiência culturalmente rica, ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa. Deve anunciar qual segmento do turismo envolverá, podendo ser aventura, bem-estar, cultura, experiência e natureza, bem como por onde percorrerá, qual município, distrito ou região. Deve explorar as potencialidades culturais e/ou naturais do local ou região, viabilizando assim um produto turístico comercializável e competitivo.
Ex.: Atividade física leve; contemplação das belezas cênicas do Parque Nacional Serra do Cipó e registro fotográfico; familiarização com a fauna e flora do cerrado; conhecimento sobre a geografia e hidrografia da região formada pela Serra do Espinhaço; banho refrescante e massagem natural nas águas da Cachoeira da Fumaça, interação com a natureza.

O que inclui:
É aqui que aparecem os resultados das parcerias que viabilizam o produto, como na intermediação entre entidades ou estabelecimentos contratados para operação dos serviços prestados no roteiro ou atividade divulgados e comercializados. Em sua maioria, conta com atuação de entidades governamentais e não governamentais, pequenas e microempresas da cadeia produtiva do turismo local, estruturado para uma comercialização mais competitiva. O roteiro turístico pode ser estruturado com guias, traslado, refeição, lanche de trilha, bilhetes de entrada no parque, museu, atrativo etc.
Ex.: Taxa de entrada no Parque Nacional da Serra do Cipó; lanche de trilha; seguro contra acidentes, veículo 4x4 no deslocamento entre a praça central e a portaria do Parque.  

O que não inclui:
Nunca é demais explicitar o que não faz parte do roteiro. Assim, evita-se constrangimentos durante o passeio. É aconselhável lembrar de tudo que não estiver mencionado no roteiro. No caso aqui exemplificado é o seguinte: Ex.: Transporte veicular dentro do Parque; aluguel de bicicleta; aluguel de cavalo; bebidas alcoólicas durante as refeições; ingresso nos atrativos; gorjetas dos profissionais entre outras recomendações pertinentes ao roteiro.

Transporte - Também cabe ao tema "O que está incluso":
É a condução empregada para deslocamento do grupo. Esta informação é importante para tomada de decisão do visitante, seja pela aventura, seja pelo melindre de estar com animal, ou na água etc. Podem ser oferecidos transportes como van, ônibus, veículo 4x4, ou ainda condução especializada como barco, charrete, cavalos, bicicletas...
Ex.: Saída em veículo 4x4 a partir da praça do povoado até a portaria do Parque. Retorno da mesma forma.

O que levar:
Preparar uma mala de viagem ou uma mochila para passeio não é uma tarefa fácil como parece. Tem itens tão básicos que o turista acaba por esquecer. Ainda, dependendo do tempo de permanência, destino, ou tipo de viagem / passeio, o checklist precisa ser orientado com precisão.
Ex.: Para um passeio de várias horas com destino a uma cachoeira recomenda-se levar: Remédios de uso pessoal; protetor solar; óculos escuros; repelente para mosquitos; água e lanche; um par de roupas limpas e secas; celular para registrar pessoas e lugares; entre outras. Para uma viagem de mais dias, a um destino mais afastado, o checklist precisa ser ainda mais cuidadoso.

Condições de Cancelamento:
Multa máxima para cancelar pacote a menos de 29 dias da viagem deve ser de 20%, decide Superior Tribunal de Justiça (STJ). Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Para saber mais:
Lei Geral do Turismo (Lei 11.771/08) / Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) / Decreto nº 2521 de 20/03/1998 e as Normas NBR 15286 e 15331 para Turismo de Aventura / Deliberação Normativa 161 de 09/08/1985 da EMBRATUR.

Cancelamento por Capacidade de Carga:
É a quantidade mínima ou máxima de pessoas para viabilizar o roteiro. Para acontecer, o roteiro sai com o mínimo de 03 pessoas para propiciar economicamente a logística. Já o máximo de 15 pessoas se dá por limitação do veículo, do local a receber o grupo etc. É muito importante esta informação, porque conforme Deliberação Normativa 161 de 09/08/1985 da EMBRATUR, assegura ao operador cancelar o programa caso não tenha sido atingido o número mínimo de usuários.
Ex.: Mínimo de 03 pessoas e máximo de 15 pessoas. 
Ex.: O cancelamento do roteiro ocorrerá caso não tenha sido atingido o número mínimo de viajantes. 

Observações:
Informações, lembretes ou ressalvas específicas ao roteiro, que não foram citadas no conteúdo acima. Ex.: É proibida a coleta de plantas ou sementes no interior do Parque Nacional.

por Ted Machado 



Crie Sua Agência Online Grátis
Publique roteiros, acompanhe as vendas, receba os 
vouchers e controle os acessos com QR Code via celular.


Ronildo Araújo Ted Machado

Olá! Meu nome é Ronildo Araújo Ted Machado.
Sou Turismólogo, entusiasmado com tecnologia digital, deslumbrado com o potencial do turismo 
e da arte e cultura da brava gente brasileira.
Viajemos!



Assista ao vídeo abaixo.
Roteiro Turístico: Escrevendo para clientes e para buscadores (Google, Yahoo etc.)

Compartilhe este post:

Postagens Mais Populares:

Postagens Recentes: